Benefícios concedidos pelo fator previdenciário serão adaptados à Fórmula 85/95. A estimativa do INSS é de que o processo seja concluído no primeiro trimestre do ano que vem “garantindo-se todos os direitos desses beneficiários”

O INSS vai revisar 3.430 aposentadorias que foram concedidas sob as regras do fator previdenciário, mas que esses segurados tinham direito de ter o benefício concedido pela Fórmula 85/95 progressiva. Ontem, o instituto informou que o sistema está em fase final de adaptação para que a revisão seja feita e as aposentadorias atualizadas às novas regras.

A estimativa do INSS é de que o processo seja concluído no primeiro trimestre do ano que vem “garantindo-se todos os direitos desses beneficiários”. A liberação da aposentadoria pelo fator chega a provocar redução de até 40% no valor do benefício.

De acordo com o INSS, os trabalhadores foram aos postos da Previdência para dar entrada na aposentadoria no período em que o sistema não estava adaptado às regras que consideram a soma da idade com o tempo de contribuição (85 pontos para mulheres e 95 para os homens). A Fórmula 85/95 entrou em vigor em junho deste ano com a MP 676 e foi aprovada pelo Congresso.