Realmente a coisa está feia no mercado de trabalho. A indústria brasileira sozinha produziu em 2015 1 milhão de desempregados, segundo pesquisa divulgada pelo IBGE. Apenas no Sudeste, a indústria perdeu 531 mil trabalhadores. Foi o setor que teve a maior queda no número de trabalhadores em 2015.

"Esse é um dos piores momentos da indústria brasileira em todos esses anos. Deixamos de produzir produtos acabados para produzir desemprego e fechar fábricas. A falta de consumo, a renda em baixa e a restrição ao crédito pioram ainda mais a situação precária da nossa indústria. Precisamos urgentemente que o governo federal promova medidas enérgicas voltadas para o crescimento da indústria nacional", alerta Canindé Pegado, presidente do SINCAB.

A indústria foi o setor que teve a maior queda no número de trabalhadores em 2015, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A atividade tinha 11,9 milhões de trabalhadores, 1,04 milhão a menos do que em 2014. Isso representa uma queda de 8% de um ano para outro. Apenas no Sudeste, a indústria perdeu 531 mil trabalhadores.

Os dados foram divulgados nessa sexta-feira (25) e fazem parte da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios).

Além da indústria, os outros quatro setores analisados pelo instituto também registraram perda de trabalhadores de 2014 para 2015: