SÃO PAULO  -  A Apple apresentou no segundo trimestre do ano uma queda de 14,1% nas vendas mundiais de tablets, totalizando 14,6 milhões de unidades. Ainda assim, a companhia manteve a liderança nesse segmento, com 32,4% de participação, ante uma participação de 60,3% no mesmo período do ano passado. As informações foram divulgadas pela consultoria International Data Corporation (IDC).

Tradicionalmente, a Apple lança modelos de tablets no segundo trimestre do ano, o que impulsiona as vendas dos dispositivos neste período. Neste ano, no entanto, a companhia deixou para lançar outras versões do iPad no segundo semestre, o que teve impacto nas suas vendas.

As outras principais concorrentes - Samsung, Asus, Lenovo e Acer -apresentaram um crescimento ainda acelerado nas vendas no segundo trimestre. A Samsung manteve-se na segunda colocação, com 8,1 milhões de unidades vendidas, e crescimento de 277% em relação ao mesmo intervalo do ano passado. A Asus foi a terceira colocada, com expansão de 120,3% em vendas, para 2 milhões de unidades. Em seguida, aparecemLenovo, com 1,5 milhão de unidades, e a Acer, com 1,4 milhão.

De acordo com a IDC, as vendas totais de tablets no mundo somaram 45,1 milhões de unidades, o que representou uma queda de 9,7% em relação ao aos três primeiros meses de 2013, mas um aumento de 59,6% em relação ao primeiro trimestre do ano passado. Essa desaceleração já era esperada pelo mercado.

Android lidera

A Apple liderou as vendas de tablets no segundo trimestre com seus modelos de iPad, mas foi a segunda colocada na classificação por sistema operacional. No período, o mercado global foi liderado pelo sistema operac ional Android, do Google, cujas vendas totalizaram 28,2 milhões de unidades, com crescimento de 162,9% em relação ao ano anterior. 

O sistema iOS, da Apple, foi o segundo colocado, com 32,5% de participação e 14,6 milhões de aparelhos vendidos.

Em terceiro lugar, estão os sistemas operacionais Windows e Windows RT, ambos da Microsoft, com 2 milhões de unidades vendidas e crescimento de 527% no período.

Go to top
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com