A empresa americana Intralinks lançou uma versão brasileira de um serviço de compartilhamento de arquivos voltado ao mercado empresarial. Batizado de Via, o serviço pode ser acessado por internet, sem necessidade de instalação nos equipamentos dos usuários, no modelo conhecido como computação em nuvem, e concorre com o Dropbox. A Intralinks é especializada em criar plataformas de comunicação na nuvem que permitem compartilhar informações confidenciais entre um grupo de usuários, especialmente em casos de fusão e aquisição e de abertura de capital.

O primeiro usuário do Via é a escuderia britânica McLaren, informou a Interlinks, cuja expectativa é que o novo serviço seja um de seus carros-chefe. A Interlinks registrou receita de US$ 217 milhões no ano passado e tem o Brasil como um de seus cinco principais mercados. Ao todo, são 40 escritórios no mundo.

"O país está em um patamar de maturidade compatível ao dos maiores mercados mundiais no que se refere à busca de segurança do acesso a informações, e o Via pode ajudar a aumentar a produtividade de cada colaborador", afirmou ao Valor Ron Hovsepian, presidente mundial da Intralinks.

A diferença entre as plataformas de comunicação na nuvem já usadas pela Intralinks e o Via é que, no primeiro caso, os usuários entram em um ambiente virtual onde têm liberdade limitada de alterar documentos, de acordo com o nível de autonomia concedido pela empresa que contratou o serviço. Já o Via permite que o usuário tenha uma pasta pessoal na área do Windows Explorer para o serviço, afirmou o diretor-geral da Intralinks no Brasil, Claudio Yamashita.

Segundo Yamashita, isso concede mais liberdade ao indivíduo para que faça mudanças nos documentos on-line, aumentando a produtividade do processo. "Não é preciso pedir permissão para entrar em um ambiente virtual, ele já está habilitado para acessar determinados documentos e fazer as alterações necessárias", disse.

Por meio do Via, a escuderia britânica McLaren troca informações confidenciais como protótipos de novos modelos de carros e os resultados de testes sobre a performance aerodinâmica dos modelos.

Segundo afirmou o principal executivo de tecnologia da McLaren, Stuart Birrell, no site da escuderia, um dos principais diferenciais do Via é a possibilidade de desconectar um usuário com o qual a empresa já não deseja mais compartilhar informação. É um recurso importante no caso de desligamento de pessoal, para que o profissional não leve informações ao concorrente, por exemplo. "Essa ferramenta já foi registrada pela Intralinks sob o nome de 'Unshare.com'", afirmou Yamashita.

No mundo, a Intralinks tem cerca de 90 mil clientes e atende a 2,7 milhões de usuários.