A Lei da TV Paga, sancionada em 2011, trouxe mais um foco de atuação para a Agência Nacional de Cinema (Ancine). Antes concentrada na produção para a sétima arte, a agência agora também tem uma grande carga de trabalho destinada a regular e fomentar a produção nacional para televisão fechada.

Por isso, é grande a chance de que boa parte dos aprovados na carreira de especialista no concurso deste ano atue nessa área. “Hoje, é a grande demanda por trabalho que temos”, diz Adriano Moraes, gerente de Recursos Humanos da agência. Além de estabelecer cotas para produção e canais brasileiros na TV paga, a Lei 12.485 também abriu esse mercado para as empresas de telecomunicação.

O concurso que está em andamento, cuja prova deve ser aplicada em 3 de novembro, vai selecionar 41 especialistas em regulação e fiscalização da atividade cinematográfica e outros 28 analistas administrativos ( cargo mais ligado às funções administrativas da agência).

A carreira de especialista é dividida em três áreas que, em tese, desempenham as mesmas atividades. Mas o edital dá a dica de que a Ancine busca, basicamente, três tipos de conhecimentos. “A Ancine precisa de pessoas que entendam bastante de direito, economia e de audiovisual, independente da formação”, afirma Moraes. “Os formados em direito, por exemplo, podem ajudar muito a Ancine com as atribuições criadas pela Lei da TV Paga”, diz.

A área de prestação de contas, responsável pela análise dos projetos audiovisuais, é outra com forte carência de pessoal. Segundo a Associação dos Servidores Públicos da Ancine (Aspac), hoje há apenas sete servidores dedicados a essa área, o que pode explicar a demora para aprovação de alguns projetos.

Segundo Moraes, a agência vive hoje um momento que é chamado internamente de “refundação”, que inclui redução da burocracia e simplificação de processos. “Estamos com gargalos que precisam ser resolvidos e o concurso vem nesse sentido”, diz.

A regulação da atividade cinematográfica está dividida em cinco superintendências dentro da agência: acompanhamento de mercado, desenvolvimento econômico, fiscalização, fomento e registro.

Dia a dia

“Em geral, os analistas administrativos trabalham com atividades administrativas, de logística e suporte”, diz Moraes. Segundo ele, um analista pode atuar em áreas como Recursos Humanos, Gestão Orçamentária, Ouvidoria e Auditoria. Atualmente, a Ancine tem 265 servidores, além de funcionários de outras autarquias do governo que atuam na agência.

Disputa

O concurso da Ancine costuma ser disputado. Em 2009, quando foi realizado a última seleção para a carreira de especialista, a concorrência chegou a 326 candidatos por vaga.

Go to top
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com