BRASÍLIA  -  A exigência de construção de datacenters no Brasil não aumentará o custo dos serviços de internet para os usuários, disse o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, nesta quinta-feira. Esta foi a alegação de algumas empresas que criticam a medida, que deve ser incluída no Marco Civil da Internet, em discussão no Congresso Nacional.

 

O ministro rebateu o argumento das grandes empresas de internet que prestam o serviço gratuitamente. “O Facebook vai aumentar o custo em que, se o serviço é de graça?”, questionou o ministro em entrevista após cerimônia no Palácio do Planalto.

 

Sobre a mesma alegação feita pelas prestadoras de serviço de conexão à internet, Bernardo acredita que o acirramento da disputa no mercado deve conter qualquer eventual alta de custos para quem contrata os serviços. “Temos um mercado de grande concorrência. Elas brigam pelos consumidores”, disse o ministro. “Não vai aumentar nada”, enfatizou. 

 

O ministro disse que o governo tem acompanhado as discussões no Congresso e ressaltou a ida do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, na quarta-feira, à Câmara dos Deputados, para discutir o tema. “Buscamos um modelo bom para a sociedade, que acomode os interesses econômicos das empresas e, sobretudo, que garanta uma internet livre e democrática”, afirmou Bernardo.

Go to top
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com