O suporte para o sistema operacional da Microsoft Windows XP e para o pacote de programas do Office 2003 termina em abril deste ano. Isso quer dizer que, a partir do dia 8 de abril, quem continuar utilizando os produtos não contará mais com atualizações de segurança, suporte técnico da empresa, correção de falhas e atualização de drivers de equipamentos.

Após 12 anos do seu lançamento, a Microsoft decidiu aposentar o sistema em função dos novos produtos lançados, considerados, pela companhia, mais adequados ao mercado atual, como Windows 7 e 8 e Office 2007, 2010 e 2013.

A idade de um sistema operacional o torna mais vulnerável a ataques de vírus e roubos de informações, por isso os usuários são alertados a atualizar o sistema.

O fim do suporte não significa que a partir da data o sistema não irá mais funcionar, mas para evitar problemas, o usuário pode tomar algumas providências.

A primeira delas é comprar uma licença de atualização para um sistema operacional mais novo. Para atualizar o produto é preciso ter instalado na máquina uma versão original do Windows XP com a última atualização SP3. Caso não tenha, o consumir pode comprar uma licença completa, geralmente mais cara que somente a da atualização.

Para não enfrentar problemas de adaptação do hardware com o novo sistema operacional, o que pode ocorrer caso o computador seja muito antigo, o usuário também pode comprar uma nova máquina que já venha com o sistema operacional atualizado.

No caso do Office, o usuário pode adquirir os novos pacotes de programa verificando qual versão das atuais se adapta melhor aos requisitos técnicos oferecidos pelo seu computador.

A Microsoft divulga como requisitos mínimos para o uso do Windows 8 um computador com processador de 1 GHz ou superior, 2 GBytes de memória RAM, 20 GBytes de espaço disponível em disco, um monitor que funcione na resolução 1024 x 768 e placa de vídeo com DirectX 9 com drive WDDM.

Para a versão mais atual do Office, a 2013, a empresa solicita que a máquina do usuário tenha no mínimo processador de 1GHz, 2Gbytes de RAM, 3Gbytes de espaço livre em disco, monitor com resolução de tela de 1366 x 768, placa de vídeo com DirectX 10 e sistema operacional Windows 7 ou 8.

Go to top
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com