As operadoras de telecomunicações que atuam no Brasil estão inovando e criando versões móveis para seus serviços de autoatendimento, até então disponíveis apenas em sites para desktop ou URAs. A Net saiu na frente e lançou em 2014 um serviço móvel de autoatendimento para seus assinantes. Para acessar a funcionalidade de tablets e smartphones, o cliente deverá abrir o navegador do seu aparelho - Chrome, Safari, etc - e digitar www.net.com.br e selecionar o item “Minha NET”.

Entre outros serviços, o cliente poderá verificar através do seu smartphone ou tablet, se há algum problema de sinal na sua região e qual é o prazo estimado para o restabelecimento; consultar, reagendar ou cancelar uma visita técnica; alterar a forma de pagamento ou a data de vencimento de uma fatura, assim como solicitar o envio de segunda via para seu e-mail e consultar seu status do sinal dos serviços Net.

A Net optou pelo atendimento via site móvel, enquanto as demais teles têm preferido aplicativos nativos em Android e iOS. Os apps nativos fornecem uma experiência com interface mais agradável para o cliente, porém, requerem constantes atualizações por parte das empresas e têm a desvantagem de se limitarem à base de usuários com aparelhos dos sistemas operacionais escolhidos. Já o site móvel da Net, ao contrário, é mais democrático e mais barato para se manter atualizado.

 

Facilidades do novo aplicativo móvel da Net

A Net disponibilizou desde junho, quatro versões do NET App para tablets e smartphones. A novidade visa oferecer ações direcionadas para os equipamentos no sistema Android e equipamentos da Apple, de forma diferenciada. Ao invés do sistema atual, com uma única versão do aplicativo, haverá uma para cada um: tablet Android, smartphone Android, iPhone e iPad. O aplicativo pode ser baixado – bem como suas atualizações - na App Store e Google Play.

Com as mudanças, ao acessar o novo aplicativo, o cliente Net encontra novos layout e áreas, como: listas personalizadas de seus programas favoritos, canais favoritos, alertas salvos e grade de programação - com navegação mais simples e rápida - . Além da melhoria na performance, a cada atualização, o cliente também perceberá uma personalização cada vez maior no seu aplicativo e terá acesso fácil a toda programação que lhe interessa.

Na grade de programação, por exemplo, será possível selecionar por filtro filmes, séries, esportes, programas infantis, documentários, entre outros, para que o usuário veja somente o que lhe agrada. Na tela de um canal, o assinante poderá compartilhar, curtir ou escolher outra grade, em função da data. Dentro da sinopse de um programa, o cliente visualizará os detalhes da atração, acessará a busca, salvará alerta para ser avisado antes do início do programa, visualizará as reprises, entre outras opções.

“Mas se o assinante não estiver em casa, também não há com o que se preocupar. Com o aplicativo NET, ele pode agendar a gravação dos seus programas favoritos, de onde estiver, basta assinar qualquer pacote HD MAX. Para gravar é só acessar as telas da sinopse do programa, selecionar o ícone ‘gravar’ e depois é só chegar em casa e assistir em sua TV. Com o NET App é muito mais fácil saber o que está acontecendo na sua TV e, com essa iniciativa, poderemos explorar ainda melhor features de cada aplicação e device, além de promover ações direcionadas e segmentadas”, explica Rodrigo Duclós, diretor de Tecnologia e Projetos da Net.