Tamanho não é problema. Crianças com idades até seis anos mandam no controle remoto, apitam na escolha do pacote de TV paga que será assinado pela família e já estendem os seus domínios para a internet.

É o que aponta a pesquisa Papagaio Pipa 2014, realizada entre abril e maio pela MultiFocus Inteligência de Mercado. O estudo, realizado em 580 lares com crianças, em 12 capitais do Brasil, foi apresentado em parte na comKids Primeira Infância, evento que discute conteúdo audiovisual de qualidade para crianças.

Segundo a pesquisa, 33% das crianças com idades entre quatro e seis anos opinam diretamente na programação de TV a que a família toda vai assistir. Nesse mesmo target, 18% são ouvidas pelos pais na hora de assinar um pacote de TV paga.

Esses pequenos assistem em média 4,2 horas por dia de TV. As crianças com até três anos de idade consomem 3,2 horas por dia.

Para 70% das mães ouvidas, faltam programas de TV voltados para crianças menores, com até três anos, e 52% dos pais acham que a TV ajuda no desenvolvimento intelectual dos filhos.

Na hora de assistir televisão, 70% dos pequenos têm a mãe como companheira e 29% assistem sozinhos.

Entre as crianças ouvidas, com idades de quatro a seis anos, 50% acessam internet.