O presidente do SINCAB, Canindé Pegado, participou no último domingo, 1° de Maio, da Santa Missa na Catedral da Sé, em São Paulo, que aconteceu em homenagem ao Dia do Trabalhador.

Em seu discurso, Canindé Pegado falou sobre trabalho decente e misericórdia. Relembrou os operários de Chicago, que em 1º de maio de 1886 fizeram um protesto contra as condições desumanas de trabalho e que dentre outras melhorias reivindicavam a redução na jornada de trabalho de 14 para 8 horas diárias. A repressão culminou com a morte de vários trabalhadores americanos.

Pegado condenou veementemente, o pretexto de aumento da competitividade que muitos empresários estão adotando nos dias de hoje para reduzir custos de produção, precarizando as condições de trabalho e atacando direitos trabalhistas.

Condenou também as jornadas duplas ou triplas que as mulheres exercem, muitas vezes ganhando menos que os homens exercendo as mesmas funções.

Canindé Pegado aproveitou o momento da crise que o país atravessa para contestar o sistema tributário nacional, assim como a política de taxa de juros altos, que são danosos para os mais pobres. "No país o desemprego alcança 10 milhões de pessoas que, fora do mercado laboral, apesar de realizarem grandes esforços, não conseguem encontrar um posto de trabalho", disse ele.

Pegado citou o Papa Francisco, em entrevista que ele afirma que a corrupção impede de olhar para o futuro com esperança.

Finalizando seu discurso, Pegado desejou que 2016, seja o ano do trabalho decente, pois a dignidade laboral e a melhoria da distribuição de renda da população faz parte das lutas por direitos humanos, com moradia, educação, saúde e qualidade de vida.

 

Veja a íntegra do discurso de Canindé Pegado, presidente do SINCAB...

 

Go to top
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com