Com certeza se o nosso renomado Rui Barbosa de Oliveira, um dos intelectuais mais brilhantes do seu tempo - polímata brasileiro, nascido em 1849, na rua dos capitães, freguesia da Sé, na cidade de Salvador, na província da Bahia - estivesse vivo nos dias de hoje, ficaria estarrecido e indignado com o desempenho de nossos alunos reprovados na prova de português no processo seletivo para estágios. Pesquisa do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) mostrou que quatro em cada 10 candidatos a estágio perdem as vagas por causa de erros de português.

Em um teste simples aplicado na forma de ditado, com 30 palavras como: "exceção", "textura", "artificial", "autorizar", "licença", "desperdício" e "sucesso", 3.111 candidatos (37,9%) foram eliminados por cometerem mais de sete erros, conforme previa o regulamento. Houve um caso de um estudante do ensino superior que errou 25 palavras.

"Foi um verdadeiro massacre a língua portuguesa, com demonstrações cabais da falta da prática do idioma. O que mais surpreende é o fato de jovens da graduação ainda registrarem erros graves na escrita. Esse é um sinal de que a educação no Brasil já está falida faz tempo. Como pode um país crescer e se desenvolver se os mais jovens sequer conhecem a língua pátria? Essa é apenas uma demonstração da falta de investimentos durante anos em educação e que precisamos reparar urgentemente. Precisamos aumentar substancialmente os investimentos em educação, caso contrário estaremos fadados a sermos uma nação pobre em todos os sentidos" proclama Canindé Pegado, presidente do SINCAB.

O português ainda elimina muitos candidatos durante um processo seletivo. Pesquisa do Núcleo Brasileiro de Estágios – Nube mostrou que 4 em cada 10 candidatos a estágio perdem as vagas por causa de erros de português. Estudantes dos cursos de design (73,50%) e sistemas de informação e computação (53%) tiveram o pior desempenho, enquanto alunos dos cursos de turismo (96,70%) e economia (82,93%) tiveram mais acertos. O teste foi aplicado na forma de ditado, com 30 palavras como "exceção", "textura", "artificial", "autorizar", "licença", "desperdício" e "sucesso". Era considerado reprovado quem cometesse mais de sete erros. No total, 3.111 candidatos (37,9%) foram eliminados.

 

Prova de português do Nube; estudante do ensino superior errou 25 palavras (Foto: Divulgação/Nube)

 

"As pessoas escrevem e até se comunicam mais por meio dos aplicativos de mensagens. Entretanto, a cada palavra digitada, o celular vai corrigindo. Quando o jovem precisa mostrar seu conhecimento com uma caneta e um papel, ele mostra sua fragilidade e barreiras com a língua", analisa Erick Sperduti, coordenador de seleção do Nube.

Segundo Sperduti, é comum ver estudantes com melhor desempenho no segundo idioma do que no português. "Surpreende o fato de os jovens da graduação ainda registrarem erros graves na escrita. Nessa primeira etapa de seleção, muitos são excluídos por terem pouca intimidade com as palavras".

 

Mulheres têm melhor desempenho


As mulheres tiveram resultados melhores do que os homens nos testes de ditado, mas mesmo assim 34,52% não passaram nos exames. Entre os homens, o índice de desempenho ruim chegou a 41,34%.

Os candidatos com idade entre 14 e 18 anos tiveram um resultado muito ruim, com 60,16% de desclassificados. O índice também foi alto em outras faixas etárias: entre 19 e 25 anos (37,27%), 26 a 30 anos (40,61%) e acima de 30 anos (39,53%).

 

Níveis de ensino

Entre os cursos, na categoria superior tecnólogo, eventos (89,47), gestão comercial (84,38%), e gestão empresarial (75%) tiveram os maiores índices de aprovação.

Já no segmento do nível médico técnico, 73,91% dos estudantes de logística tiveram bons resultados nos ditados.

"O desafio para os profissionais esperados pelo mercado não é apenas ganhar o diploma, mas também mostrar domínio da nossa língua. A prática de leitura e, principalmente, exercitar a escrita é um bom exercício para aprimorar a linguagem e não perder boas oportunidades na carreira", afirma Sperduti.

A pesquisa foi feita em todo o ano de 2015, com 8.208 candidatos.

 

Go to top
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com