A inflação arrefeceu e fechou o ano de 2016 em 6,29%, dentro da meta do governo. Enfim, devagarzinho, a inflação está cedendo e abrindo espaço para a diminuição da Selic e a recuperação da economia. Analistas do mercado financeiro, já apontam uma Selic de 9,75% em 2017. O Produto Interno Bruto (PIB), não esboçou grande reação e mantém expectativa de crescimento em 0,50% neste ano.

"Esses são sinais positivos que já começam a aparecer. Temos mais de 12 milhões de trabalhadores ansiosos por uma oportunidade de trabalho. Precisamos de uma queda ainda maior das taxas de juros, para reativarmos os investimentos, o consumo e a produção. Esse é o verdadeiro caminho para o desenvolvimento e geração de novos empregos", enfatiza Canindé Pegado, presidente do SINCAB.

Analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) apontam que a inflação será menor este ano, assim como a taxa básica de juros - Selic. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) será de 4,80%, valor esse bem próximo à meta para o ano, que é de 4,5%. Já a Selic, antes projetada em 10,25% ao ano, passa a ter expectativa de 9,75%.

As projeções fazem parte do Boletim Focus divulgado sempre as segundas-feiras pelo Banco Central. A estimativa para o Produto Interno Bruto (PIB) manteve-se estável, com expectativa de crescimento de 0,50% em 2017.

A estimativa que apontou maior queda foi a da Selic. Na última segunda-feira (9) a pesquisa do Boletim Focus sinalizava que a taxa básica de juros seria de 10,25%. Mas, surpreendo todo o mercado financeiro, o Comitê de Política Monetária (Copom) apostou em uma redução maior na taxa de juros, corte esse de 0,75 ponto percentual, deixando o índice em 13% ao ano.

A maior redução fez com que os economistas dos bancos consultados pelo BC reduzissem a projeção para este ano. A estimativa é de inflação em 9,75% e para 2018 é de 9,50%.

 

Inflação

Para a inflação, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), também tem estimativa levemente menor para o ano, ao passar de 4,81% para 4,80%, aproximando-se ainda mais do centro da meta, que é de 4,5%, segundo o BC. A projeção menor foi influenciada pelo resultado da inflação oficial divulgado na última semana pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que ficou em 6,29%.

 

PIB

A tímida percepção de que a recessão econômica começa a arrefecer faz com que os economistas entrevistados pelo Banco Central sinalizem uma leve recuperação no PIB. Mesmo sem mudar de patamar desde o último Boletim Focus – em que a projeção era de 0,50% este ano – mostra potencial de crescimento para 2018. A perspectiva é que o Produto Interno Bruto Brasileiro cresça 2,20%.

 

Go to top
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com