Foi por volta dás três da tarde desta segunda-feira (15), que um grupo de mais de 500 motoqueiros do Sindicato dos Motoboys de São Paulo (SINDIMOTOSP), chegaram à sede da União Geral dos Trabalhadores (UGT), no bairro da Bela Vista, região central da cidade, para se somar a UGT e o SINCAB, numa manifestação contra as reformas da Previdência e Trabalhista que o governo federal está querendo empurrar goela abaixo do trabalhador. Reformas que tem como finalidade básica retirar direitos trabalhistas adquiridos e acabar de vez com a aposentadoria da classe trabalhadora.

Se aprovada, a PEC 287/2016 da Previdência fará com que as pessoas comecem a trabalhar aos 16 anos e contribuam ao INSS pelos 49 anos seguintes, sem nenhuma interrupção para poderem receber a aposentadoria na integralidade. A PEC propõe também igualar a idade para aposentadoria para homens e mulheres, trabalhadores do campo e da cidade, em 65 anos.

Durante a manifestação, o presidente do SINCAB e secretário geral da UGT, Canindé Pegado, ressaltou a importância de se fazer as reformas, desde que sejam feitas com responsabilidade e respeito aos direitos dos trabalhadores. Para Canindé Pegado, as reformas do jeito que foram elaboradas é um conjunto de maldades. Segundo ele é uma verdadeira carnificina em cima do trabalhador brasileiro. Ele aproveitou a oportunidade, para falar também da reforma trabalhista que será mandada ao Congresso logo em seguida, e que considera prejudicial à classe trabalhadora.

Pegado reclamou, que o governo deveria ouvir a sociedade, trabalhadores e os movimentos sindicais. "Nós temos propostas e queremos ser ouvidos", disse ele. Disse também que é preciso ficar atento com a movimentação do Congresso Nacional e que muitas vezes acabamos nos esquecendo dos 513 deputados que votam contra os interesses da classe trabalhadora, num claro recado aos parlamentares que enfrentarão eleições em 2018.

 

Pé no acelerador contra as reformas

Ao fim da manifestação e contra as reformas, os mais de 500 motoqueiros ouviram Canindé Pegado convocar os motoboys a "arrepiar" do jeito que só eles sabem fazer. "Vamos acelerar, levantar, estalar e sair cantando pneus", conclamou Pegado.

 

Ouça a íntegra do discurso. 

 

 

 

Go to top
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com