Até agora, apenas a Sky e a Vivo têm acordo firmado com as emissoras; Grupo NET/Claro continua com as negociações com os canais; confira

As emissoras RedeTV!, Record e SBT, representadas pelo grupo Simba Content, voltarão a ser transmitidas na Grande São Paulo pela Sky . O acordo entre a operadora de TV paga e os canais foi firmado na última quarta-feira (30).

Para quem não lembra, no dia 30 de março deste ano, o sinal analógico foi desligado na região metropolitana, e as emissoras integrantes do grupo  Simba deixaram de ser transmitidas pelas operadoras Oi, NET, Sky, Claro e Vivo no dia 1º de abril. A primeira empresa que fechou acordo com o grupo das emissoras foi a Vivo.

 

Motivo

De acordo com a lei brasileira que regulamenta o serviço de TV por assinatura , as operadoras devem oferecer canais abertos, mas com o desligamento do sinal analógico, o compromisso passa a ser opcional, dependendo da autorização de cada emissora.

A RedeTV!, Record e o STB alegaram que a remuneração oferecida pelas operadoras não é justa. Além disso, a Simba argumenta que boa parte do conteúdo consumido pelos brasileiros, nas próprias TVs pagas, se deve a seus respectivos canais.

 

Sky

A Sky foi a segunda operadora a fechar acordo com a Simba, enquanto que o grupo NET/Claro – responsável por mais de 50% das assinaturas do País – continua com as negociações, que também duram desde o final de março.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o número de assinantes de TV por assinatura vem caindo há dois anos, mas no Brasil ainda há 18,6 milhões de assinantes. Em 2016, houve queda de 1,91% do número de clientes de TV por assinatura, enquanto que em 2015 a baixa foi em torno de 3%.

Por enquanto, não há previsão de quando os três canais voltarão a ser exibidos pela televisão paga.

Em nota a operadora afirma que "A Sky e Simba Content anunciam que celebraram acordo comercial para a continuidade de transmissão dos canais Record TV, SBT e RedeTV! para os clientes Pós e Pré-Pago da operadora. O sinal das emissoras será reestabelecido e voltará à grade nas praças de São Paulo, Brasília e Rio Verde. O acordo reforça o compromisso da Sky e Simba em levar aos assinantes a melhor e mais completa oferta de conteúdo".