O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação (CTIC) anuncia um chamamento público para que grupos de pesquisa e desenvolvimento em tecnologias digitais de informação e comunicação apresentem propostas de projetos em tecnologia e soluções para suporte a conteúdos digitais aplicados ao Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD).

As propostas, que serão recebidas até o dia 28/2, devem focar, sobretudo, de acordo com a RNP, responsável pelo CTIC, a formação do arcabouço tecnológico para a confecção e o processamento avançados de conteúdos digitais no SBTVD, tais como distribuição e armazenamento, entre outros.

A proponente deverá ser uma Instituição de Ensino Superior ou de Pesquisa, pública ou privada, sem fins lucrativos, cujos pesquisadores e grupos de pesquisa sejam capazes de trabalhar em ambiente de operação em rede. Os projetos submetidos à pré-seleção devem ter orçamento máximo de R$ 150.000,00 cada, com prazo de realização entre 12 e 18 meses.

O CTIC (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação) foi criado com o objetivo principal de apoiar o
desenvolvimento de competência nacional para inovação em comunicações digitais, em especial para a TV digital aberta. A gestão do CTIC está sob a responsabilidade da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa).

As propostas de projetos devem ser redigidas em folha A4, coluna simples e espaçamento também simples, com limite de 4 páginas por proposta, em fonte tamanho 11 pontos. O documento final, em formato PDF, deve ser encaminhado para avaliação eletrônica através do endereço https://jems.sbc.org.br/ctic.

Em junho do ano passado, o governo Lula, depois de mais de 10 meses de espera pelo mercado, lançou o Programa de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, o ProTIC. O programa surgiu para viabilizar projetos nacionais voltados para a cadeia de negócios ligada ao Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre.

Go to top
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com