Educação

Com certeza se o nosso renomado Rui Barbosa de Oliveira, um dos intelectuais mais brilhantes do seu tempo - polímata brasileiro, nascido em 1849, na rua dos capitães, freguesia da Sé, na cidade de Salvador, na província da Bahia - estivesse vivo nos dias de hoje, ficaria estarrecido e indignado com o desempenho de nossos alunos reprovados na prova de português no processo seletivo para estágios. Pesquisa do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) mostrou que quatro em cada 10 candidatos a estágio perdem as vagas por causa de erros de português.

"Nosso problema da educação já vem de longe. Todo cidadão brasileiro com um olhar mais apurado, sabe que o ensino no Brasil sempre foi relegado ao segundo ou terceiro plano. As escolas estão sucateadas e os professores mal formados e com remuneração indecente. Além disso, para resolver o problema é preciso pensar além da formação. Se não dermos melhores condições estruturais relacionadas à atratividade da carreira, dificilmente resolveremos a questão. Então, o que se esperar de uma nação onde um estádio de futebol tem mais importância que a educação em todos os seus níveis, pergunta Canindé Pegado, presidente do SINCAB".

Cerca de 39% dos 518.313 professores ativos da rede pública, dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, não têm formação adequada para lecionar. A proporção considera o profissional individualmente, mas como muitos dão aula em mais de uma disciplina, são contados mais de uma vez se analisadas as posições docentes que ocupam. Por esse recorte, a taxa de professores com qualificação deficiente chegaria a 52%.

Diferença de valores pode ser constatada em itens simples, como pasta com elástico e estojo. Confira comparação e orientação de especialista

Nos primeiros dias de 2014, a cena se repete: pais e mães visitam papelarias em busca de material escolar. É a preparação para a volta às aulas. Com cestinhas cheias de cadernos, lápis e canetas coloridas, eles enfrentam a maratona de compras de olho nos preços. A tarefa de comparar preços é de fato essencial. Levantamento feito pelo site de VEJA entre os dias 7 e 9 deste mês em lojas de São Paulo e Rio de Janeiro mostra que os preços cobrados por diferentes estabelecimentos podem variar mais de 500%.

Certas competências são obrigatórias para profissionais de qualquer área. O domínio do português é uma delas.

Ainda assim, infrações à norma culta da língua são uma constante no mundo corporativo - e em qualquer nível hierárquico.

Interessados podem responder a nove "mini simulados", cada um com vinte questões das áreas cobradas na prova

A partir desta segunda-feira (7), o IG disponibiliza, em parceria com a Editora Bernoulli, simulados para o Enem . Os interessados podem responder a nove "mini simulados", cada um com vinte questões abrangendo as quatro áreas do conhecimento que serão cobradas no exame.

Go to top
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com