As operadoras de televisão por assinatura via MMDS — Serviço de Distribuição Multiponto Multicanal — serão pouco afetadas pelo PLC 116. A previsão é de Carlos Albuquerque, presidente da Neotec, associação que reúne as oito principais operadoras de MMDS do País. “Com a redução de espectro que teremos a partir de 2013, ficará praticamente impossível fazer TV paga nesta tecnologia”, afirmou.

Segundo ele, a preocupação das operadoras associadas à Neotec é reformular o modelo de negócio do setor, a fim de sobreviver à norma 544 da Anatel, que prevê a redução de espectro dos atuais 190 MHz para 50 MHz a partir de 2013. “Ainda teremos que reservar 20% deste espaço para banda de guarda, ou seja, teremos apenas 40 MHz disponíveis para prestar serviços”.

Albuquerque disse acreditar que as operadoras de MMDS tendem a ofertar apenas banda larga nas mais de 300 cidades onde têm cobertura. “Hoje é a maior possibilidade”, conclui.