Ainda não há uma decisão sobre se a outorga do serviço será nacional ou municipal

A oferta dos serviços de TV paga pelas concessionárias de telefonia fixa - que foi autorizada pela lei 12.485/11 - poderá contribuir para a redução das tarifas de telefonia fixa, informaram hoje os técnicos da Anatel aos integrantes de seu Conselho Consultivo. Segundo esses técnicos, a lei que cria o Serviço de Acesso Condicionado (SeAC) estabelece que os ganhos econômicos auferidos com o serviço de TV por assinatura devem ser apropriados pelos consumidores.

"Isso quer dizer que no cálculo do fator X (o índice de produtividade das concessionárias de STFC) a Anatel terá que levar em consideração os ganhos com esses novos serviços", afirmou o superintendente de Comunicação de Massa, Ara Minassian.

Ele afimou ainda que, embora a área técnica tenha proposto na primeira versão do regulamento que as licenças do SeAC sejam nacionais, esta é uma questão que está em aberto. O conselho diretor deverá decidir se o serviço deverá ter licença nacional (assim como o atual serviço via satélite) ou outorga municipal (como o atual serviço de TV a Cabo), ambos incorporados ao novo SeAC.

Migração
As atuais licenças de TV a Cabo cujos vencimentos das outorgas estão prestes a ocorrer (são as antigas outorgas de DISTV, que se transformaram em concessões de TV a cabo) deverão assinar um termo de compromisso com a Anatel que aceitam as novas regras do SeAC, quando forem publicadas em definitivo. Caso contrário, elas não poderão ter suas licenças renovadas, informou Minassian.

Go to top
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com