Trabalhadores do SINCAB participaram na manhã desta terça-feira (02), na frente do prédio do Banco Central, na Avenida Paulista, da manifestação "Contra a Taxa de Juros em Defesa do Emprego", organizado pela UGT, Força Sindical, CGTB, CTB e demais centrais sindicais.

Os sindicalistas protestaram contra um possível aumento na taxa de juros promovido pelo Comitê de Política Monetária (Copom), com reunião marcada para começar hoje (02) e com decisão a ser anunciada para esta quarta-feira (03).

Essa será a quarta reunião do ano para definir os juros básicos da economia. Atualmente, a taxa básica de juros, a Selic, está em 13,25%, após passar por cinco altas seguidas. A expectativa de instituições financeiras ouvidas pelo BC é novo aumento da Selic, de 0,5 ponto percentual.

 

Para que serve a SELIC

A taxa é usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve como referência para as demais taxas de juros da economia. Ao reajustá-la para cima, o BC contém o excesso de demanda que pressiona os preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Quando reduz os juros básicos, o Copom barateia o crédito e incentiva a produção e o consumo, mas alivia o controle sobre a inflação.

Embora ajude no controle dos preços, o aumento da taxa Selic prejudica a economia, que atravessa um ano de recessão, com queda na produção e no consumo, além de causar desemprego. Para o mercado financeiro, a economia deve ter retração de 1,27%, este ano.

 

Sindicatos

Para os sindicatos, o aumento da taxa de juros prejudica a produção das indústrias e aumenta o desemprego. "Estamos aqui para marcar uma posição contra essa política de juros altos adotada pelo governo, que aumenta a inflação e causa o desemprego. Juros altos significa menos investimentos e recessão econômica. Somos radicalmente contra qualquer política que massacre o trabalhador e retire seus direitos", disse Canindé Pegado, presidente do SINCAB e Secretário Geral da UGT.

 

 

 

Go to top
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com