O colosso na foto abaixo é um misto de televisão, PC e tablet, batizado de MaxPad.

Produzida pela Apek, uma empresa de Campinas (95 km de São Paulo), o produto vem com Windows 8, tela sensível ao toque e configurações de um computador robusto.

"As tecnologias de touchscreen já estão difundidas no mercado de smartphones e tablets, mas não há no mercado muitos produtos de tela grande com essa tecnologia", diz Rafael Tonelli, diretor comercial da companhia.

Lançado neste mês, o equipamento permite ao usuário manipular o conteúdo de TV a cabo -além de poder pausar a programação e gravar até duas horas e meia, é possível pesquisar imagens da tela na internet, desenhar, fazer anotações e fazer capturas de tela e compartilhá-las por e-mail e redes sociais.

A tecnologia é a mesma que equipa vários totens de companhias aéreas em aeroportos brasileiros e também telões utilizados por alguns canais brasileiros em jornais e programas esportivos.

O MaxPad possui um hardware com processador AMD de quatro núcleos e 3,8 GHz, placa gráfica ATI Radeon 4660, 8 Gbytes de memória, SSD de 60 Gbytes e HD de 500 Gbytes. É possível aumentar a capacidade dos componentes como em um PC comum.

O resultado é um produto parrudo e pesado, mas que responde com rapidez aos comandos por toque nos testes feitos pela Folha.

O ponto negativo fica por conta das bordas de vidro entre a tela e a moldura, que são estreitas demais e podem dificultar algumas funções do Windows ativadas por toque, como abrir o menu de configurações, que exige que o gesto tenha início antes da área útil da tela.

TV BRAZUCA

O MaxPad foi desenvolvido e é fabricado no Brasil. Componentes como microchips e o painel, contudo, não têm similares nacionais.

"Parte da tecnologia embarcada no produto é fornecida por empresas estrangeiras, como é o caso dos painéis de LED, que têm apenas cinco fabricantes em todo o mundo", diz Tonelli.

Ele será vendido pela rede Fnac além do próprio site da empresa. São três as opções de telas disponíveis: 39 polegadas, 50 polegadas e 64,5 polegadas. Os preços variam de entre R$ 16 mil e R$ 30 mil.  

Go to top
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com