As licenças de Serviço Especial de Televisão por Assinatura (TVAs, operadas em um único canal de UHF) voltaram ao noticiário por conta das mudanças propostas pelo relator do sempre polêmico PL 29/2007, que altera as regras do ramo de TV por assinatura e do audiovisual. O relator decidiu acabar com a regra de transição excepcional que havia para as TVAs. Imediatamente, a Anatel renovou as licenças dos outorgados no serviço. São, ao todo, 25 licenças.

Considerado por muito tempo como o "patinho feio" das licenças de TV paga, as TVAs viraram alvo de cobiça nos dias atuais por operarem em uma faixa bastante cobiçada por sua larga abrangência de transmissão (de 500 MHz a 700 MHz).

Mas quem são controladores dessas licenças? Há uma mescla entre grandes grupos de comunicação e empresários locais. O campeão em licenças é o grupo Abril. Pela lista de licenciados mantida pela Anatel, o grupo aparece como detentor de sete das 25 concessões emitidas em 1988. A Abril opera TVA nas cidades de São Paulo (duas licenças), Rio de Janeiro (duas licenças), Curitiba (duas licenças) e Porto Alegre.

Outro grupo presente na lista é a Globo. A família Marinho controla duas licenças de TVA, na cidade de São Paulo (pela Paulista Metro-TVA) e outra no Rio de Janeiro (pela Rio Metro-TVA). Mais um importante grupo que também opera TVA em Porto Alegre é a RBS. Já a Band também tem uma licença na cidade de São Paulo.

Outras licenças estão nas mãos de grupos locais, como a família Magalhães, em Salvador; o grupo O Dia, no Rio de Janeiro; ou a Rádio Itatiaia, em Belho Horizonte. Outras licenças estão na mão de empresários locais.

As licenças de TVA poderão ser utilizadas, conforme planejam Anatel e Ministério das Comunicações, para viabilizar a oferta de canais de TV móvel por meio da repartição dos canais de 6 MHz. Como não são radiodifusão, as TVAs podem transmitir conteúdos móveis em multiprogramação, e podem cobrar por esse conteúdo, coisa que a TV aberta não pode fazer. Do ponto de vista das empresas de telecomunicações, o uso das faixas é interessante porque permite um novo serviço sem sobrecarregar a rede 3G. 

Go to top
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com