A confiança do consumidor brasileiro voltou a cair em setembro pelo quinto mês seguido, ao recuar 5,3% na comparação com o mês anterior, atingindo o menor nível histórico pela terceira vez seguida.

"A queda do Índice de Confiança do Consumidor (ICC) em setembro decorre da deterioração dos fatores que vêm determinando a piora das expectativas ao longo dos últimos 12 meses: enfraquecimento da atividade econômica, com reflexo crescente no mercado de trabalho, aceleração da inflação e aumento da incerteza", resumiu a coordenadora da sondagem, Viviane Seda Bittencourt, logo após A Fundação Getulio Vargas (FGV) informar nesta quinta-feira (24) que o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) foi a 76,3 pontos em setembro, contra 80,6 pontos em agosto.

O Índice da Situação Atual (ISA) teve queda de 6% em setembro, para 67,1 pontos, atingindo nova mínima histórica pela sexta vez este ano.

Já o Índice de Expectativas recuou 5,4%, para 81,1 pontos, também novo patamar mais baixo da série.

A falta de confiança do consumidor brasileiro é o reflexo diante do cenário de recessão econômica no país, com inflação e juros altos e aumento do desemprego, além da forte crise política que o país passa no momento.

 

 

Go to top
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com