Será no começo da noite desta segunda-feira (06), por volta das 19h30, que trabalhadores e trabalhadoras de todos os cantos do país já terão contribuido com R$ 500 bilhões, pagando, antecipadamente, mais impostos para a União, os Estados e Municípios. Em 2014, esse valor só foi alcançado no dia 15 de abril. Portanto, houve uma antecipação de nove dias em relação ao ano passado.

Segundo a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), no ano passado esse valor só foi alcançado apenas no dia 15 de abril, mostrando que houve aumento da arrecadação. “Essa informação nos mostra que a arrecadação continua crescendo, apesar do baixo nível de atividade econômica. Isso decorre dos efeitos da inflação e da revisão das desonerações”, avalia Alencar Burti, presidente da ACSP e da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo).

O Impostômetro fica instalado na Rua Boa Vista, no Centro da capital paulista. O valor de R$ 500 bilhões equivale ao montante pago pelos brasileiros em impostos, taxas e contribuições desde o primeiro dia do ano. O dinheiro é destinado à União, aos estados e aos municípios. 

Desde de 2005, quando foi implantado pela ACSP, o Impostômetro tem o objetivo de conscientizar o cidadão sobre a alta carga tributária e incentivá-lo a cobrar os governos por serviços públicos de qualidade.

O Impostômetro está disponível no portal: (http://www.impostometro.com.br). Lá é possível descobrir o que dá para fazer com o dinheiro ou quanto foi arrecadado num período ou numa cidade, por exemplo. 

Go to top
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com