Desde a criação do Plano Real, em 1994, o pico mais alto alcançado pela inflação foi em 2002, quando o índice bateu em 12,53%, mas foi contido pelo BC.

Agora a inflação voltou a se aproximar dos dois dígitos e faz com que o salário perca valor a cada dia, se não for imediatamente aplicado em um investimento financeiro adequado.

Segundo artigo publicado pelo jornal “Folha de S. Paulo”, nesse patamar, perto dos 10%, ela também provoca outro fenômeno desconhecido de boa parte dos brasileiros: faz perder a noção de o que é caro ou barato.

Entenda o que é, afinal, a inflação e o que fazer para se proteger de seus efeitos.

 

O que é inflação?

É o aumento generalizado de preços ao longo do tempo.

 

O que provoca inflação?

Há três causas principais: quando a procura pelos produtos e serviços é maior que a oferta (chamada de inflação de demanda). Também quando o custo de produção se eleva e é repassado para os preços (chamada de inflação de custo ou de oferta). É a que ocorre quando o dólar sobe. Ou quando os preços são remarcados por causa da inflação passada (chamada de inflação inercial).

 

Qual o impacto para os brasileiros?

Ainda segundo a publicação, a moeda perde poder de compra. Os preços de alimentação e bebidas, por exemplo, subiram 10,39% nos 12 meses encerrados em outubro. Ou seja, há um ano uma família pagava R$ 100 para comprar alimentos e bebidas; hoje paga R$ 110,39 pelos mesmos produtos.

 

Inflação em algumas regiões do país: 9,93 Brasil (todo o país)

 

Variação acumulada em 12 meses, em %

11,52 Curitiba

11,19 Goiânia

10,49 Porto Alegre

10,45 São Paulo

10,02 Fortaleza

9,9 Rio de Janeiro

 

 

Go to top
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com