24% dos profissionais no mundo mudaram de emprego nos últimos 6 meses. Apenas 9% dos brasileiros afirmaram ter encarado novos desafios.

No primeiro semestre de 2015, 24% de 13.600 entrevistados em 34 países saíram das empresas onde atuavam em busca de uma oportunidade em outra companhia. No caso dos brasileiros, quando questionados se haviam mudado de emprego e função nos seis meses anteriores, 69% responderam que não fizeram nenhum movimento no período e 9% afirmaram ter encarado o desafio de novas atividade e empresa. Outros 16% fazem a mesma coisa em outra companhia e 7% só tiveram alteração de posto.

A pesquisa, feita pela Randstad, empresa multinacional holandesa de recursos humanos, tem o objetivo de identificar o índice de mobilidade no mercado de trabalho mundial.

O estudo busca saber se os profissionais mudaram de emprego nos últimos seis meses, independentemente se seguem desempenhando a mesma função ou uma nova.

Os países que registraram maior índice de respondentes que optaram por não arriscar nenhum tipo de movimentação na carreira desde o começo do ano foram Luxemburgo (93%), Hungria (87%), Portugal (86%) e Argentina (85%).

A pesquisa também verificou se os profissionais estão buscando outro emprego atualmente -  37% dos entrevistados brasileiros, por exemplo, responderam que não estão procurando uma nova oportunidade para a carreira, ao passo que 30% dos respondentes, embora não estejam efetivamente tentando se recolocar no mercado de trabalho, estão abertos a novas propostas.

Além disso, 12% deles admitiram que já lançaram mão de ações visando uma mudança de empresa, 15% estão se preparando para isso e apenas 6% estão se esforçando para ativamente migrar para outra companhia.