Que o mercado de trabalho está despencando ladeira abaixo, todos nós sabemos. Porém, novos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que em maio, na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve queda de 213 mil empregos com carteira assinada no setor privado. Esse segmento apresentou perda de 1,5%, na média dos primeiros cinco meses do ano, na comparação com o mesmo período de 2014.

Segundo Adriana Beringuy, pesquisadora do IBGE, quase metade dos que perderam a carteira assinada e os benefícios trabalhistas veio das demissões da indústria. Foram 116 mil pessoas em um ano a menos nesse setor. "A construção e outros serviços também contribuíram. São setores que a gente já vinha observando mais perda", ressaltou Adriana.

 

Trabalho por conta própria

Na contramão do mercado, cresceu o número de pessoas que trabalham por conta própria em 3,2%, no balanço anual. O incremento nesse segmento foi de 136 mil pessoas, segundo o IBGE. Na média do ano, os trabalhadores por conta própria cresceram 2,5% em média. "Boa parte deles está no comércio ambulante e na informalidade", disse a pesquisadora. Os empregados sem carteira no setor privado cresceram 0,4% na comparação anual, alta de 9 mil pessoas, segundo o IBGE.

Go to top
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com