A maior parte dos ganhos reais se concentrou na faixa até 2% acima do INPC, segundo o estudo.

Estudos realizados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), revelaram que apesar da economia apresentar sinais de enfraquecimento em 2014, o ganho real médio - acima da inflação - pago aos trabalhadores no ano passado foi superior ao concedido nos acordos salariais de 2013.

Entre as 716 negociações coletivas analisadas pelo Dieese, houve a constatação que o aumento real médio, medido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), foi equivalente a 1,39% no ano passado. Obtiveram resultados mais positivos as categorias que negociaram no primeiro semestre de 2014. O ganho médio em 2013, foi de 1,22% superior ao indicador, que é o mais usado pelos sindicatos para negociação de reajustes.

De acordo com o estudo divulgado pelo Dieese na quinta-feira (19), 91,5% das negociações tiveram reajuste acima da inflação; 6,1% tiveram correção igual ao INPC e 2,4% não conseguiram repor a inflação acumulada no período.

Outro dado interessante do estudo, mostra também que esses resultados ficam melhores se comparados aos de 2013, quando 86,2% das negociações tiveram correção acima da inflação; 7,5% igual ao INPC e 6,3% abaixo do índice.

Para os técnicos do Dieese, a principal explicação para o desempenho positivo, é que o baixo crescimento do país aliado a alta da inflação não tinham afetado de forma negativa o mercado de trabalho.

Apesar de 2014 mostrar um quadro econômico de baixo crescimento e alta da inflação, considerado por analistas como desfavorável para a negociação coletiva, na medida em que estimularia o empresariado a ser mais resistente diante da demanda dos trabalhadores, o que se verificou é que, apesar do prognóstico ruim , as negociações tiveram alta no número de aumento reais, superando as conquistas obtidas em 2013, revela o Dieese.

 

Por setores

O setor com melhor desempenho nas negociações de reajuste salarial do ano passado, foi o comércio com 98,2% de ganhos reais. O percentual de aumento real foi de 1,47% em 2014 ante 1,43% em 2013.

No setor industrial, 90,9% dos reajustes ficaram acima da inflação em 2014. O ganho real, em média nesse setor foi de 1,38%, percentual próximo ao registrado em 2013, de 1,32%.

E finalmente, 89,2% dos acordos feitos no setor de serviços ficaram acima da inflação.

Go to top
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com