O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região de São Paulo, realizará no próximo dia 28 de abril, no vão livre do Museu de Artes de São Paulo, uma série de atividades educativas e culturais, visando a segurança e a saúde no ambiente de trabalho. Esta ação faz parte das manifestações que estão ocorrendo pelo Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, celebrado em 28 de abril em memória às vítimas de acidente de trabalho.

O evento que tem como tema "Atrás de cada máquina existe uma vida - pratique o trabalho seguro", tem o objetivo de esclarecer a população sobre práticas de prevenção e proteção à saúde no trabalho, além de contribuir para a diminuição do número de acidentes de trabalho registrados no Brasil nos últimos anos, promovendo a conscientização da importância do tema e contribuindo para o desenvolvimento de uma cultura de prevenção de acidentes.

No local serão montadas 20 tendas para a entrega de material educativo, realização de palestras, emissão de carteira de trabalho, demonstração de equipamentos e medidas de segurança. Juízes que integram a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 2ª Região estarão no local para tirar dúvidas dos trabalhadores. Servidores da Secretaria de Saúde do TRT-2 farão testes de acuidade visual. E haverá ainda uma apresentação do Coral dos Correios.

Diversas entidades e empresas são parceiras na organização das atividades. Entre elas, o Ministério do Trabalho e Emprego, o governo do estado de São Paulo, o Ministério Público do Trabalho, a Eletropaulo, a Amatra-2, algumas federações e sindicatos. O evento é gratuito, começará às 9hs e se estenderá até às 16hs, e não é necessário fazer inscrição prévia.

 

DADOS DA OIT

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), são 270 milhões de vítimas de acidentes de trabalho a cada ano espalhadas pelo mundo. São três vidas perdidas por minuto. No Brasil, são quatro mil mortes por ano. Os acidentes não mortais totalizam 317 milhões, a cada ano.

Mas o trabalho não envolve o risco somente de acidentes, mas também o de doenças. No mundo, são 160 milhões de pessoas que sofrem com doenças profissionais e 2,02 milhões de pessoas que morrem a cada ano devido a enfermidades relacionadas com o trabalho, também segundo a OIT.

 

Go to top
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com