SÃO PAULO – O interesse por mídia on-line e o consumo dela continuam crescendo. Enquanto as operadoras de TV paga ao redor do mundo não têm visto crescimento muito significante em sua base de assinantes, indicadores recentes apontam que os serviços de entretenimento pela internet provavelmente serão os próximos competidores deste mercado.

Uma pesquisa internacional feita pela consultoria ABI Research mostrou que cerca de 32% dos entrevistados se interessam por assistir vídeos da internet em suas TVs – quase o dobro do registrado em pesquisa similar feita em 2008.

Porém, apenas 13% consideram cancelar seus serviços de TV paga e receber conteúdo de vídeo apenas pela internet.

“Tentar organizar todos os vídeos disponíveis nos serviços de transmissão de vídeos on-line como Netflix, Hulu e similares e obter o que você consegue dos canais de TV por assinatura pode dar muito trabalho. Além disso, certamente alguns conteúdos irão faltar”, declarou o analista de mercado, Michael Inouye.

Problemas
Para ele, a dificuldade, em parte, se dá pela grande quantidade de agregadores de conteúdo envolvidos. Já o outro obstáculo pode ser tecnológico, como a velocidade insuficiente da banda larga usada pelo consumidor para fazer face à demanda por vídeos em alta definição.

De acordo com ABI, os motivos que devem impulsionar ou bloquear o avanço da mídia on-line passa pela educação e informação dos consumidores, especialmente dos menos experientes tecnologicamente. “A interface de usuário desses serviços deve ser simplificada ao máximo e os provedores de serviço terão de entender que a conexão Wi-Fi será a preferência da maioria dos usuários de conteúdo de entretenimento on-line”, completa o estudo.

*da InfoMoney.

Go to top
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com