Em teleconferência com a imprensa sobre o balanço do terceiro trimestre, divulgado nesta quarta, 27, o presidente da Net Serviços, José Félix, falou sobre o potencial de crescimento da empresa e do mercado de prestação de serviço por cabo. Segundo ele, claramente se referindo ao forte crescimento da plataforma de prestação de serviço de TV por satélite (DTH), há mercado para diversas tecnologias. Em algumas localidades, explica, dificilmente o cabo chegará, sendo o DTH realmente o mais viável. No entanto, diz o executivo, nas localidades com maior densidade demográfica, o cabo é a melhor opção. "Temos uma rede robusta e moderna, constituída de fibras ópticas e cabos coaxiais, com tecnologia que nos permite oferecer acesso a 300 Mbps tão logo se identifique a demanda", afirmou.

O executivo diz que aguarda uma definição do governo sobre a concessão de novas outorgas. "A Net está sempre interessada em expandir sua área de atuação geográfica. Havendo oportunidade, vamos estudar", diz. Segundo Félix, atualmente o foco de atuação da empresa é nas regiões Sul e Sudeste, com alguma atuação também na região Centro-Oeste. "A região Norte é uma área muito interessante para aumentar nossa presença", disse o presidente da Net Serviços.

Dívida vs. investimentos
Ainda na teleconferência, Márcio Minoru, diretor de relacionamento com investidores da Net, afirmou que a empresa estuda se aumentará os investimentos no próximo ano. "Não vemos motivos para desacelerar em 2011. Se haverá uma aceleração, ainda está em discussão, mas deve haver um crescimento pelo menos tão bom quanto em 2010", disse.

Para manter o crescimento acelerado, a operadora não descarta rever seu endividamento. "Para manter a estratégia de crescimento acelerado, quanto menor a pressão para desembolso em curto prazo, melhor. Não temos dívida vencendo em 2010 ou 2011. Se precisarmos mudar o perfil da dívida, seja para ganhar prazo ou balancear o custo de moeda, devemos ter uma resposta em um prazo não muito longo", diz Minoru.

Programação
O presidente da Net, José Félix, continua afirmando que a operadora é a grande líder no serviço de TV por assinatura em alta definição, embora não abra o número de assinantes. "A nossa qualificação em termos de programação tem sido evidente. A qualificação maior tem impacto nos custos de programação", diz o executivo. Segundo ele, no entanto, o investimento em programação tem apresentado retorno. "A Net é uma das poucas operadoras que consegue não só sustentar o ARPU (receita por assinante), mas também crescer", diz.