Operadora espera reverter perdas de receita com serviços de voz na telefonia fixa com oferta de pacotes

A principal estratégia de negócios da Oi será centrada na oferta de banda larga fixa – a móvel entrará como complementação ao acesso fixo – numa tentativa de tornar mais lenta a queda da receita com serviços de voz da telefonia fixa. “Vamos tentar reverter (a queda) para que a morte da voz fixa seja mais lenta, e compensar a perda dessa receita com as receitas de banda larga e de TV paga”, afirmou hoje o diretor de Finanças e Relações com Investidores da Oi, Alex Zornig, em entrevista a jornalistas realizada em São Paulo. A empresa promoveu o “Investor’s Day” para apresentar o desempenho da companhia e falar sobre as perspectivas para o mercado de Telecom no Brasil.

Segundo ele, a estratégia envolve a oferta conjunta de serviços de voz, com acesso a banda larga e TV paga, por meio do DTH, nas áreas de atuação da Oi, incluindo as da antiga Brasil Telecom. Apenas em São Paulo, onde não tem rede fixa, os planos são de manter o “crescimento na móvel, com rentabilidade”, explicou o diretor de RI. A empresa também manterá a estratégia de subsidio para o chip e para os serviços.

O diretor destacou o investimento acumulado pelo grupo desde as privatizações, em 1998, até 2010, que somam R$ 62,7 bilhões, enfatizando que 47% desse montante foram destinados à telefonia fixa, 23% para banda larga/dados e 30% investidos na telefonia móvel. A receita bruta da empresa nos primeiros nove meses de 2010 foi de R$ 35 bilhões, 47% da voz fixa, 18% da voz móvel e 34% de outros serviços (inclui os serviços de TV paga e da subsidiária de cabos submarinos Globenet). “Nosso estratégia para o quarto trimestre é consolidar a operação com a Brasil Telecom, com rentabilidade, e buscar crescimento em 2011”, afirmou Zornig.

3G
O presidente da Oi, Luiz Eduardo Falco, enfatizou que a 3G é importante, mas que há estudos que mostram que 70% das ligações móveis são feitas de dentro de casa, por isso a empresa vai “mirar na casa”, com a expectativa de ganhar receitas com serviços de banda larga fixa. Falco admitiu que na 3G a Oi não terá a mesma cobertura oferecida pelos concorrentes e nem a mesma capacidade de tráfego.

Go to top
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com