"É bom ver programadores mostrando cases de produção local de sucesso. Há alguns anos, estávamos neste evento ouvindo as demandas de produtores independentes, que queriam participar mais da programação dos canais de TV por assinatura", comemorou Roberto Martha, diretor de produção da Viacom, em painel no 12º Forum Brasil - Mercado Internacional de Televisão, que acontece nestas quarta e quinta, em São Paulo. Esta foi a vez dos programadores apresentarem suas demandas aos produtores independentes. "As produtoras não se empenham em montar um modelo de sustentação do conteúdo", disse Krishna Mahon, produtora executiva dos canais History, Biography e A&E.

A gerente de programação do canal Multishow, Tatiana Costa, concorda. Segundo ela, geralmente as produtoras apresentam projetos que demandam aporte de 100% do custo de produção por parte do canal. "Ao contrário de muitas programadoras, nós não temos dinheiro incentivado para a produção", lembra.

Entre as soluções apresentadas pelos programadores está a revisão do custo de produção. Daniel Conti, gerente geral do canal Glitz, da Turner, lembra que existem tecnologias capazes de reduzir significativamente o custo de produção, como o uso das câmeras SLR (para fotografia digital) para gerar conteúdo HD. Tatiana Costa aponta também a escala como forma de amortizar o custo dos programas. "Geralmente produzimos mais de uma atração com cada produtora, o que ajuda a amortizar o custo", explica.

Multicultural e multiplataforma
Marcello Braga, diretor de marketing da Fox, lembra que o conteúdo pode viajar para outros territórios, permitindo amortizar o custo de produção com a exibição em outros países. "O programa pode ainda prever a criação de sub-produtos, ou licenciamento", diz.

Martha, da Viacom, diz que o conteúdo pode ter seus custos diluídos dentro ou fora do canal. "A gente acredita na coprodução de fato. Podemos ter parceiros que levarão os conteúdos para outras janelas e territórios", diz, afirmando não ver problema em ter canais de TV aberta, por exemplo, participando da coprodução.

Publicidade
Por fim, programadores apontam a parceria com anunciantes como forma de bancar o conteúdo. Para isso, o conteúdo deve prever a inserção de anunciantes na trama. "É uma decisão editorial da programadora as formas de inserção do anunciante no conteúdo. Os produtores devem se informar para saber até onde podem ir na formatação dos projetos", diz.