O final do ano chegou e o desemprego continua fazendo vítimas. Em novembro 25 mil trabalhadores na indústria paulista perderam seus empregos, segundo o Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp). Boa parte das demissões foi provocada pelo setor de açúcar e álcool, em função do fim da safra de cana. No acumulado do ano, corte de vagas chegou a 5,03%. Os setores de informática, produtos eletrônicos e ópticos, foram os únicos com saldo positivo de postos de trabalho.

"Esse é um dos piores resultados da indústria paulista em todos esses anos. A falta de consumo, inflação alta e a restrição ao crédito pioram ainda mais a situação precária da nossa indústria. Precisamos que o governo federal promova medidas voltadas para o crescimento da indústria nacional", diz Canindé Pegado, presidente do SINCAB.

A indústria paulista fechou 25 mil postos de trabalho no mês de novembro, informou o Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Fiesp e do Ciesp (Depecon) nesta quinta-feira (15).

Pela primeira vez em 2016, foram cortadas mais de 20 mil vagas num mês. Segundo a entidade, o número ficou acima do que era esperado, parte em função de demissões no setor de açúcar e álcool, provocadas pelo fim da safra de cana.

Na variação acumulada do ano, a perda de vagas chega a 5,03%, resultado um pouco melhor que no mesmo período de 2015, quando a indústria perdeu 7,18%.

O setor de informática, produtos eletrônicos e ópticos foi o único que teve saldo positivo de vagas, com 1.477 contratações a mais que demissões, mostrando uma variação de 2,54% em relação a outubro.

Regiões

O levantamento mostra uma queda do nível de emprego em 31 regiões, de um total de 36 pesquisadas. Houve alta em apenas 2 (Jacareí, 1,25%, e Santo André, 0,87%), e três ficaram estáveis. As maiores quedas ocorreram em Jaú (-8,12%) e em Sertãozinho (-7,24%).