SÃO PAULO - O número de assinantes de TV por assinatura cresceu 2,9% em agosto, na comparação com julho, em 248.879, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Com o resultado, o Brasil chegou ao oitavo mês do ano com 8,8 milhões de domicílios com o serviço, crescimento de 18,4% ante o mesmo período de 2009. Considerando o número médio de pessoas por domicílio divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) --de 3,3 pessoas--, os serviços de TV por assinatura atingem, atualmente, mais de 29,2 milhões de brasileiros.

Os serviços de TV por Assinatura são prestados por sinais codificados por meio de diferentes tecnologias: meios físicos (TV a Cabo - TVC), micro-ondas (Distribuição de Sinais Multiponto Multicanais - MMDS) e satélite (Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura via Satélite - DTH).

Ainda de acordo com a Anatel, em agosto o serviço prestado por DTH cresceu 4,3%. Pela TV a cabo a expansão de assinantes foi de 2,1% e pela tecnologia MMDS houve queda de 1,4%.

Como consequência da expansão dos serviços de DTH nos últimos meses a participação da TV por Assinatura via satélite cresceu em relação aos serviços prestados via TV a Cabo e MMDS.

Em janeiro deste ano, os serviços de DTH representavam 37,4% e os serviços prestados via TV a Cabo eram 57,9% dos serviços de TV por Assinatura. Ao fim de agosto de 2010, a participação dos serviços via satélite atingiu 42,8% da base e os a cabo passaram a atender 53,5% dos assinantes.

Go to top
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com