Trabalho e Emprego

Uma pesquisa divulgada pelo Datafolha no último sábado (11), revela que para 70% dos brasileiros o desemprego vai aumentar. Segundo a pesquisa, os brasileiros estão pessimistas com relação ao futuro da economia e 78% acham que a inflação vai subir ainda mais. 17% acreditam que vai ficar como está, enquanto 10% acham que vai diminuir. Antes das eleições presidenciais, em junho de 2013, 33% acreditavam em alta do desemprego.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou nesta quinta-feira (9) que a taxa de desemprego no brasil cresceu para 7,4%, considerando o trimestre encerrado em fevereiro. O período considera os dados de dezembro de 2014 , janeiro e fevereiro de 2015.

Um levantamento feito pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), constatou que a taxa de desemprego na região metropolitana de São Paulo passou de 9,8% em janeiro para 10,5% em fevereiro. Pelos dados colhidos, o contingente estimado de desempregados chegou a 1.138 pessoas, 80 mil a mais que no mês anterior. O número de ocupados caiu 38 mil, o equivalente a -0,4%.

Ferramenta serve para pedir seguro-desemprego e comunicar dispensa. Empregadores deverão usar Empregador Web no requerimento. 

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) anunciou que a partir de 1º de abril, os empregadores de todos os cantos do país só poderão fazer a comunicação de dispensa de trabalhadores e preencher o requerimento do seguro-desemprego por meio da internet, usando a chamada ferramenta "Empregador Web", que já se encontra a disposição do empregador para o requerimento do benefício e na comunicação de dispensa do trabalhador.

Canindé Pegado é advogado, jornalista e atualmente é presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Sistemas de Televisão por Assinatura e Serviços Especiais de Telecomunicações (Sincab) e Secretário-geral da União Geral dos Trabalhadores (UGT).

O presidente do SINCAB, Canindé Pegado, defendeu em reunião na última quinta-feira (19) em Brasília, junto aos ministros, Manoel Dias, Trabalho e Emprego, Miguel Rossetto, Secretaria Geral da Presidência da República e Carlos Gabas, Previdência Social, a necessidade de criação de uma política efetiva de desenvolvimento industrial para o Brasil e a criação de programas objetivos em defesa do emprego. Para isso ele propôs, que seja criado uma coordenação com a participação dos trabalhadores, empresários, universidades e Governo.

Go to top
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com